Consulta FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício concedido ao trabalhador quando ele é demitido sem justa causa, dessa maneira, com esse dinheiro adquirido, ele pode se sustentar até o momento que ele conseguir um emprego novo, por isso, é tão importante saber do seu FGTS.
Assim, esse texto vai dar todas as dicas de como realizar uma consulta do FGTS e outras informações úteis sobre esse benefício, concedido por lei, pelo empregador ao empregado.

Formação do FGTS

Antes de dizer como consultar o seu FGTS, é importante explicar de que maneira ele é formado, assim, você vai conseguir entender um pouco mais da sua importância.
Criado no Governo do ex militar Castello Branco, o FGTS é um deposito no valor de 8% do salário do trabalhador, em uma conta da Caixa Econômica Federal.
Assim, todo mês, além de pagar o salário, o empregador tem que pagar mais 8% de FGTS para garantir uma vida de qualidade ao seu empregado, caso algo ocorra, como uma demissão ou corte de funcionários.
Assim, até o dia 7 de cada mês, o FGTS tem que ser depositado na conta do trabalhador, lembrando que ele não tem acesso a essa conta e só pode consultá-la após ter sido demitido sem justa causa.

Importância da consulta do FGTS

É importante o trabalhador se manter atento nessa questão do FGTS, já que, algumas empresas, principalmente na crise que o Brasil enfrenta, não estão em situação financeira favorável e acabam parando de pagar esse benefício do trabalhador.
Por isso, quando a consulta é feita regularmente, pode-se perceber que o FGTS não tem sido pago conforme manda a lei e você pode fazer algo em relação a isso.
Notificando sua empresa da falta de pagamento, conversando com o seu chefe e tentando entender porque esse benefício não foi pago e em casos mais graves, até mesmo entrando na justiça para requerer o pagamento desse benefício, assim, é importante saber se a sua empresa está cumprindo com suas obrigações.

Consulta do FGTS

Para saber se o seu empregador tem feito o pagamento correto do seu FGTS, existem algumas maneiras de realizar essa consulta, vamos falar de algumas dela agora.

Pela internet

Para quem possui computador com acesso à internet, uma excelente maneira de realizar essa consulta é entrando no site, preenchendo o seu cadastro com os seus dados, escolhendo uma senha da sua preferência e claro, informando o seu número NIT.
Dessa maneira, você vai entrar em sua área particular no site da Caixa e nessa área, existe a opção de consulta do seu FGTS, assim, vai poder verificar se o pagamento está sendo feito da maneira correta e se ele não está sendo negligenciado.

Recebendo o seu extrato no seu endereço residencial

Uma maneira um pouco mais antiga, mas que, ainda é plenamente funcional para realizar a consultar do seu FGTS, é recebendo o extrato da sua conta, diretamente na sua casa, em torno de 5 dias depois do pagamento realizado pelo seu patrão.
Essa maneira não é mais tão utilizada, devido ao avanço da internet e pelas leis cada vez mais rigorosas em relação ao corte de papel, por isso, reutilizar o que sobra pode ser uma grande estratégia de cuidar do meio ambiente e de ter uma sociedade mais consciente.
Assim, a Caixa já utiliza papeis recicláveis em seus extratos do FGTS físicos, mandados para as casas dos trabalhadores.

Indo a uma agência

Uma terceira maneira de consulta ao seu FGTS é indo diretamente a uma agência bancária, o que, pode não ser tão pratico quanto ao uso da internet, mas, para quem não possui computador em casa, acaba sendo a única opção.
Assim que chegar na agência, com sua carteira de trabalho e um documento com foto, o funcionário da Caixa vai acessar o seu FGTS e conferir o seu saldo, além de outras informações, as quais, estiverem disponíveis.
Essas são as três maneiras mais básicas de controlar o seu FGTS e ver se ele está sendo pago corretamente, para não ter nenhuma confusão na hora que for necessário sacá-lo. E vocês, tem mais alguma dúvida a respeito desse assunto, deixem seus comentários abaixo e participem do post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário