O PIS é um importante benefício dado a uma parcela dos trabalhadores brasileiros, ele, que também é conhecido como décimo quarto salário ou abono salarial, tem uma fundamental importância, assim como outras medidas assistenciais do Governo, para diminuir a desigualdade tão latente presente no Brasil.
Muitos trabalhadores têm dúvidas se tem ou não tem direito a esse benefício, se esse também for o seu caso, saiba como fazer uma rápida consulta PIS para saber se esse benefício está ou não incluído no seu salário.
Existem três formas de se fazer a consulta ao Pis, pela internet, pelo telefone e pessoalmente, vamos falar de cada uma delas.
Consulta PIS pela internet
A maneira mais prática e rápida de fazer uma consulta PIS é online, usando o computador ou acessando através de uma Lan-House. Para saber se você tem ou não direito a esse benefício, basta entrar no site, informar o seu número PIS/PASEP, empreso atrás da sua carteira de trabalho e o seu RG.
Depois disso, você pode conferir se faz parte do programa e quais os benefícios a serem dados. Além de outras informações, como a data do pagamento, seguro desemprego ou outros benefícios sociais que você possa ter direito e nem se lembrava mais.
Fazer o acesso do PIS pela internet ainda tem outra vantagem, é mais seguro, pois, você não espelha o seu número PIS por aí e ainda garante um maior conforto, pois, pode ser feita sem sair de casa.
Consulta PIS agências bancárias
Para consultar o saldo do seu PIS e outros fatores relacionados, existe também há opção de ir até uma agência bancária da Caixa Econômica Federal e tirar uma cópia do seu extrato. Para isso, você deve estar com o seu cartão cidadão, um documento com foto e a sua carteira de trabalho, sem esses documentos não é possível realizar a consulta e sua visita a Caixa acabará sendo pouco efetiva.
Por isso, confira bem os seus documentos antes de realizar a visita, para não ter uma viagem perdida à toa, indo até a agencia e não conseguir retirar o extrato.
Além das agências bancárias da Caixa, essa consulta também pode ser feita nas agências lotéricas conveniadas e nos postos Caixa Aqui, nos quais, a consulta também pode ser feita.
Lembrando sempre que caso queira realizar o saque do valor pelo qual tem direito, o segurado precisa ter, além dos três documentos citados acima a senha do cartão do cidadão, para assim, ser autorizado o saque e evitar possíveis roubos ou fraudes com cartões falsos.
Consulta PIS por telefone
Para quem não possui acesso a internet e não tem nenhuma agência perto da sua casa ou do local de trabalho, uma última opção de consulta é pelo telefone. Para realizar essa consulta, o cidadão deve telefonar para a Central de Atendimento caixa, no telefone, pelo número 0800 726 0207.
Lembrando que esse serviço telefônico funciona interruptamente, pois, os cargos são trocados em turnos e com isso, esse é uns dos serviços que funciona 24 horas por dia. Assim, será possível realizar as ligações na hora que melhor lhe convir, mesmo que seja de madrugada, que é o único horário que muita gente tem tempo livre para resolver pendencias da vida, como a consulta do PIS e outros dados a respeito desse benefício.
Outra dica importante de ser lembrada e que ao fazer a sua consulta pelo telefone, é sempre fundamental ter em mãos alguns documentos, como o seu cartão cidadão, que é o cartão que permite que você saque o seu dinheiro e claro, um documento de identidade, para verificar se não há nenhuma fraude e conseguir preencher uma ficha cadastral mais rápido.
Essas são as três maneiras de se fazer uma consulta do seu saldo PIS e outros aspectos que esse benefício do Governo possa ter. É sempre importante acompanhar esses dados, para que se tenha um controle financeiro melhor da sua vida e ainda saber como o programa está pagando, se não está acontecendo nenhum atraso ou algo do gênero.
E para vocês, ficou mais alguma dúvida com relação ao PiS, que o texto não deixou claro? Caso tenha, deixe a sua pergunta abaixo, que já iremos responder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário